Histórico

A Igreja de Nossa Senhora do Ó está localizada no município do Ipojuca, no distrito do mesmo nome, situada a 11 km da sede municipal.Segundo a tradição, o atual distrito é a Vila mais antiga do que a cidade, datando do século XVI, quando as terras pertencentes aos indígenas foram tomadas e seus donos escravizados por elementos das famílias Cavalcante, Rolim, Lacerda, Acioli e Moura, que, com a ajuda dos negros africanos, constituíram Engenhos e desenvolveram os canaviais.
     Logo levantaram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Ó que, no século XVII, se tornou freguesia.Devido a sua localização a estrutura arquitetônica, a Igreja de Nossa Senhora do Ó que pertencia a Paróquia de São Miguel, foi considerada Paróquia pela necessidade de um melhor atendimento pastoral aos fiéis da Arquidiocese após o Decreto de Ereção Canônica assinado pelo então Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Olinda e Recife Dom José Cardoso Sobrinho.
    Os limites territoriais da Paróquia de Nossa Senhora do Ó estão definidos pela Rodovia PE 060, pelas fronteiras com os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Sirinhaém (norte e sul respectivamente) e pelo Litoral do Oceano Atlântico.A sede oficial da Paróquia encontra-se à Rua da Matriz, 155 – Centro - Igreja de Nossa Senhora do Ó – Ipojuca – Pernambuco - CEP 55592-000, tendo como Pároco o Padre Djanilson Pereira da Silva, que assumiu a Paróquia no dia 07 de fevereiro de 2010.
Paróquia Nossa Senhora do Ó - Ipojuca